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Mensagem  mystery_boy_maker Qui Mar 10, 2011 9:18 pm

Tutorial Mystery

Player fantasma atravessar paredes !


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Explicando melhor :


Bom eu vou ensinar para você que é novo e se considera inexperiente em GML, como fazer
um jogo de Plataforma simples em que o personagem tem a habilidade de atravessar paredes como um fantasma ! affraid



Ao trabalho!


Salve no seu computador e importe para o Game Maker as seguintes sprites
com os seus respctivos nomes !

spr_personagem_esquerda

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spr_personagem_direita

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spr_chao

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spr_parede

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Agora vamos aos objetos


Crie um objeto para cada Sprite retirando a palavra spr e adicionando a palavra obj na frente de cada nome , você deverá ficar com algo assim :

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Marque tanto o obj_chao como o obj_parede como visiveis e sólidos como na imagem

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No objeto Player !!


Feito isso agora vamos no obj_player e iremos add o Evento Create , esse da imagem abaixo :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Proucure na aba " Control " por Code e arraste a Ação " Execute Code " escreveremos o seguinte código :

Código:


global.pode_atravessar = false


O que foi feito ?

Bom acabamos de criar uma variavel global ou seja que pode ser usada por mais de um objeto com o nome " pode atravessar " igual a falso ou seja desligado , será com ela que iremos permitir ou não que o player atravesse as paredes [/i]

Agora vamos adicionar o Evento " Step " esse da imagem abaixo :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Novamente usando o " Execute Code " iremos primeiramente dar movimento ao nosso
Player , então vamos fazer ele andar e pular com o código abaixo :

Código:

                            // Movimentação

if keyboard_check(vk_left){ hspeed = - 3 ; sprite_index = spr_personagem_esquerda} // se a tecla esquerda for apertada , o player irá para a esquerda com velocidade 3
if keyboard_check(vk_right){ hspeed =  3 ; sprite_index = spr_personagem_direita}// se a tecla direita for apertada , o player irá para a direita com velocidade 3
if keyboard_check(vk_nokey){ hspeed = 0  friction = 0.2} // Se nenhuma tecla for apertada o player ficará parado
if keyboard_check(ord("X")){ if not place_free(x,y+1){ vspeed = - 14 }} // Se a tecla "X" for apertada o palyer irá pular com velocidade certical 14
[/i]

Agora adicionaremos ainda no step o código para a gravidade e outro para evitar Bugs de colisão ou seja que o player grude nas paredes.

Código:
//Gravidade e Anti Bug de Colisão

if not place_free(x+hspeed,y){ hspeed = 0 } // Evita que o player grude nas paredes
 gravity_direction = 270 // direcão 270 ( padrão do GM )
 gravity = 1  // gravidade = 1

Ainda no Step agora vamos configurar o funcionamento da variavel que fizemos no começo a pode atravessar iremos configurar ela para "ligar" e "desligar" quando apertarmos a tecla "Z" e também deixeremos o player transparente quando a mesma estiver ligada com o seguinte código

Código:

// Codigo para Atravessar e Ficar Transparente


if keyboard_check_pressed(ord("Z")){ if global.pode_atravessar = true { global.pode_atravessar = false // Se a tecla "Z" for apertada e a var estiver ligada então desligará
}else{ // Se não
if keyboard_check_pressed(ord("Z")){ if global.pode_atravessar = false { global.pode_atravessar = true } // Se a tecla "Z" for apertada e a var estiver desligada então ligará
}
 }
  }


if global.pode_atravessar = true { image_alpha = 0.2 // Se estiver ligada a opacidade sera de 0.2 ou seja o player será transparente
 }else{  // Se não
 if global.pode_atravessar = false { image_alpha = 1 // Se estiver desligada a opacidade será normal
 }
  }

Bom terminamos com o nosso Step


Agora a Colisão com o Chão


Adicione o Evento " Collision " e proucure pelo objeto : obj_chao como na imagem abaixo

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Escreveremos o seguinte código usando o " Execute Code "

Código:
vspeed=0 // Quando colidir a velocidade vertical será 0
move_contact_solid(270,5) // terá contato com objeto sólido
friction = 0.2 // E terá fricção quando tocar no chão

Colisão com a Parede


Do mesmo modo que fizemos anteriormente adicionaremos colisão mas agora com a parede :

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Escreva o seguinte código :
Código:

if global.pode_atravessar = false { global.pode_atravessar = true }

Para que isso ?

Bom esse código é para evitar que o player volte a ficar " Sólido " dentro da parede e fique preso dentro dela, então a var pode atravessar não ficará falsa enquanto o player estiver atravessando a parede


Com isso acabamos de configurar o objeto player



O ultimo passo !


Vamos ao código que é a alma do tutorial

Agora feche a janela do obj_palyer a abra a do obj_parede, insira o Evento Step e vá no Execute Code como na imagem abaixo :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Escreva o seguinte código !

Código:
// Torna ela atravessavel ou não dependendo na Var pode atravessar

if global.pode_atravessar = true {  solid = false } // Se a var for verdadeira então a parede não será sólida
if global.pode_atravessar = false {  solid = true }  // Se a var for falsa então a parede será sólida !


Com isso finalizamos o Tutorial !


Qualquer dúvida comunique aqui mesmo no tópico

não esqueça de algumas coisas :

* botão "Z" ativa e desativa a var
* botão "X" pula
* Não esqueça de marcar tanto a parede quanto o chão como sólidos
* Não use as sprites sem permissão em projetos ou engines




Veja como deve ficar o resultado baixe o EXE


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Tutorial Mystery : Player Fantasma atravessar paredes Empty Re: Tutorial Mystery : Player Fantasma atravessar paredes

Mensagem  Dark Maker Sex Mar 11, 2011 9:10 am

Nossa, gostei muito desse tutorial, tudo bem organizado, com várias imagens, não tem como não entender, e também ele vai ser muito útil para quem quiser adicionar um poder a mais ao personagem do jogo.
Parabéns! cheers
+Reputação!



Até!
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