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Mensagem  Dark Maker Qua Jul 07, 2010 10:26 am

Nome:Criando um Jogo Básico no Game Maker.
Descrição:Neste tutorial,você aprenderá a fazer um jogo básico no game maker.

Começando:

Primeiro,crie 8 sprites para o player:

spr_player_dir
spr_player_esq
spr_player_cima
spr_player_baixo
spr_player_dir_par
spr_player_esq_par
spr_player_cima_par
spr_player_baixo_par


Você pode usar estes sprites:
Player Sprites

Agora,crie um sprite para a parede e nomei-o de spr_parede.
Você pode usar este:
Sprite de Parede

Agora,crie um sprite e nomei-o de spr_ponto.
Esse sprite será o nosso score.
Você pode usar este:
Sprite de Score

Começando a Programar:

Depois dos sprites,vamos para os objetos.Primeiro,crie um objeto e nomei-o de obj_player:
O.B.S.:Coloque o spr_player_cima_par nele.

No evento CREATE,coloque o seguinte código:

Código:

score = 0
lives = 3 //Esse valor pode ser alterado.

Explicação:Esse código definirá o valor inicial do score e das vidas do player.

No evento Keyboard:Left coloque esse código:

Código:

x-=5
sprite_index=spr_player_esq

Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à esquerda e o sprite será mudado para o spr_player_esq,que está virado para a esquerda.

No evento Keyboard:Right coloque esse código:

Código:

x+=5
sprite_index=spr_player_dir


Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à direita e o sprite será mudado para o spr_player_dir,que está virado para a direita.

No evento Keyboard:Up coloque esse código:

Código:

y-=5
sprite_index=spr_player_cima


Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels acima e o sprite será mudado para o spr_player_cima,que está virado para cima.

No evento Keyboard:Down coloque esse código:

Código:

y+=5
sprite_index=spr_player_baixo


Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à baixo e o sprite será mudado para o spr_player_baixo,que está virado para baixo.

No evento Keyboard Released:Left coloque esse código:

Código:

speed = 0
sprite_index=spr_player_esq_par

Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado esquerda,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_esq_par,que está parado e virado para a esquerda.

No evento Keyboard Released:Right coloque esse código:

Código:

speed = 0
sprite_index=spr_player_dir_par

Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado direita,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_dir_par,que está parado e virado para a direita.

No evento Keyboard Released:Up coloque esse código:

Código:

speed = 0
sprite_index=spr_player_cima_par

Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado cima,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_cima_par,que está parado e virado para cima.

No evento Keyboard Released:Down coloque esse código:

Código:

speed = 0
sprite_index=spr_player_baixo_par

Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado baixo,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_baixo_par,que está parado e virado para baixo.

Bom,criamos o movimento do Player,agora vamos programar as outras partes:

No evento Collision:obj_parede do obj_player coloque esse código:

Código:

speed = 0

Explicação:Esse código serve para que o obj_player fique parado.

O.B.S.:No obj_parede marque a opção Solid.

Agora crie outro objeto e nomei-o de obj_ponto e coloque nele o sprite [/color=red]spr_ponto[/color].

No evento Collision:obj_player do obj_ponto coloque esse código:

Código:

score +=10
instance_destroy()

Explicação:Esse código serve para que quando o obj_player colidir com o obj_ponto acrescentará 10 pontos a mais,e o obj_ponto será destruído.

Bom,agora crie um objeto e nomei-o de obj_controle e no evento DRAW coloque o código:

Código:

draw_text_color(10,10,"Pontos: "+string(score),c_red,c_white,c_green,c_blue,0.7)
draw_text_color(320,10,"Vidas: "+string(lives),c_red,c_white,c_green,c_blue,0.7)

Explicação:Esse código mostrará na room a quantiade de pontos e vidas do jogador,assim:

PONTOS:Valor do score do jogador.
VIDAS:Valor das vidas do jogador.

Agora no evento NO MORE LIVES coloque o seguinte código:

Código:

show_message('Você Perdeu!')
game restart()

Explicação:Esse código servirá para quando o jogador não estiver com vidas,a seguite mensage será mostrada:"Você Perdeu!",e o jogo voltará ao começo.

Bom,terminamos aqui nosso tutorial!
Aproveitem!

O.B.S.:Se você ainda não sabe NADA de Game Maker,aconselho que leia os tutoriais seguintes:

O que é o Game Maker,interface do Game Maker.

[Tutorial]Explicação Geral sobre GML

Aproveitem!


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Criando um Jogo Básico no Game Maker. Empty Re: Criando um Jogo Básico no Game Maker.

Mensagem  KLNMaker Qua Jul 07, 2010 2:33 pm

O tutorial é bom mas tem um bug enorme ai, se vc segurar alguma tecla de andar ele para, isso pq vc programou isso no keyboard_released,vc deveria criar variaveis e comandá-las para usá-la no keyboard_check(vk_nokey).
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Criando um Jogo Básico no Game Maker. Empty Re: Criando um Jogo Básico no Game Maker.

Mensagem  Dark Maker Qua Jul 07, 2010 5:18 pm

Para achar esse bug que você disse que é existente,testou o jogo primeiro?
Pois quando eu estava testando deu tudo certo sem nenhum bug!
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Criando um Jogo Básico no Game Maker. Empty Re: Criando um Jogo Básico no Game Maker.

Mensagem  Matheus Qua Jan 05, 2011 11:11 am

Bom tutorial só não consigo colocar o score de vidas ajuda aew vlw.

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Criando um Jogo Básico no Game Maker. Empty Re: Criando um Jogo Básico no Game Maker.

Mensagem  gabriel188 Dom Jan 01, 2012 4:59 pm

ae kra o meu game maker 8.1 é versão lite tem como mi dar um link pra baixar a versão standard ou pro??????

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