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[Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1"
:: Game Maker :: Tutoriais
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[Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para criar uma instância* na room.
Código:
Exemplo:
Create Moving: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para criar uma instância e ao mesmo tempo fazê-la se mover em uma posição e velocidade determinada pela pessoa.
Exemplo:
Create Random: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para criar vários objetos de uma vez. Esses objetos são escolhidos pela pessoa.
O.B.S.: No choose você só poderá escolher 16 objetos.
Código:
Exemplo:
Change Instance: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para fazer uma troca entre objetos. Você poderá por exemplo fazer uma troca de personagem.
Código:
Exemplo:
Destroy Instance: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Basicamente essa função serve para destruir a instância do objeto.
Código:
exemplo:
Destroy at Position: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para destruir todos os objetos que estiverem na posição determinada.
Código:
Exemplo:
Change Sprite: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para trocar o sprite atual do objeto por outro.
Código:
Exemplo:
Transform Sprite: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para transformar o sprite do objeto.
Código:
Exemplo:
|Indisponível.
Color Sprite: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para alterar a cor e a transparência do sprite.
Código:
Exemplo:
Play Sound: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para tocar um som.
Exemplo: (Evento: Collision with: obj_score)
Stop Sound: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para parar um som que está tocando no momento.
Código:
Exemplo: (Evento: Mouse Left Button: obj_mudo)
Check Sound: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para checar se um som está tocando. Se essa expressão for verdadeira acontece algo determinado pela pessoa.
Código:
Exemplo:
Previous Room: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para voltar à room anterior.
Código:
Exemplo:
Next Room: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para ir à room seguinte.
Código:
Exemplo:
Restart Room: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para reiniciar a room.
Código:
Exemplo: (Evento: Collision with: obj_inimigo)
Different Room: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para ir à uma room determinada.
Código:
Exemplo:
Check Previous: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para checar se há uma room anterior a atual.
Código:
Exemplo:
Check Next: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para checar se há uma room depois da atual.
Código:
if (room_previous(room)<>-1)
{
Ações
}
Exemplo:
Créditos: Primeiramente a mim, por ter feito o tutorial, e ao Isaias, eu peguei as imagens do tutorial dele, estava com preguiça de recortar todos os ícones! x-D
Até o próximo tutorial pessoal!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Create Instance:Essa função serve para criar uma instância* na room.
Código:
- Código:
instance_create(x,y,objeto)
Exemplo:
- Código:
if keyboard_check(vk_space) //Se a tecla ESPAÇO for pressionada
{
instance_create(x,y,obj_bala) //Cria o objeto obj_bala
}
Create Moving: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para criar uma instância e ao mesmo tempo fazê-la se mover em uma posição e velocidade determinada pela pessoa.
- Código:
var obj;
obj=instance_create(x,y,objeto)
with(obj)motion_set(direção,velocidade)
Exemplo:
- Código:
if keyboard_check(vk_space)
{
var obj;
obj=instance_create(x,y,obj_tiro)
with(obj)motion_set(global.direcao,10)
}
Create Random: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para criar vários objetos de uma vez. Esses objetos são escolhidos pela pessoa.
O.B.S.: No choose você só poderá escolher 16 objetos.
Código:
- Código:
instance_create(x,y,choose(objeto1,objeto2,objeto3,objeto4))
Exemplo:
- Código:
if score =1500
{
instance_create(10,10,choose(obj_bonus1,obj_bonus2,obj_bonus3,obj_bonus4))
}
Change Instance: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para fazer uma troca entre objetos. Você poderá por exemplo fazer uma troca de personagem.
Código:
- Código:
instance_change(objeto,habilitar as funções do outro objeto)
Exemplo:
- Código:
instance_change(obj_player2,true)
Destroy Instance: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Basicamente essa função serve para destruir a instância do objeto.
Código:
- Código:
instance_destroy()
exemplo:
- Código:
if lives <=0
{
instance_destroy()
}
Destroy at Position: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para destruir todos os objetos que estiverem na posição determinada.
Código:
- Código:
position_destroy(x,y)
Exemplo:
- Código:
if global.chave = 1
{
positon_destroy(25,477)
}
Change Sprite: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para trocar o sprite atual do objeto por outro.
Código:
- Código:
sprite_index = nome do novo sprite
Exemplo:
- Código:
if keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index = spr_player_cima
}
Transform Sprite: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para transformar o sprite do objeto.
Código:
- Código:
image_angle = ângulo
image_xscale = xscale
image_yscale = yscale
Exemplo:
|Indisponível.
Color Sprite: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para alterar a cor e a transparência do sprite.
Código:
- Código:
image_blend = nova cor
image_alpha= valor da trasparência
Exemplo:
- Código:
image_blend = c_red
image_alpha = 1
Play Sound: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para tocar um som.
- Código:
sound_play(nome do som)
Exemplo: (Evento: Collision with: obj_score)
- Código:
sound_play(snd_score)
Stop Sound: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para parar um som que está tocando no momento.
Código:
- Código:
sound_stop(nome do som)
Exemplo: (Evento: Mouse Left Button: obj_mudo)
- Código:
sound_stop(snd_musica)
Check Sound: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para checar se um som está tocando. Se essa expressão for verdadeira acontece algo determinado pela pessoa.
Código:
- Código:
if sound_isplaying(nome do som)
{
Ações
}
Exemplo:
- Código:
if sound_isplaying(snd_musica1)
{
sound_play(snd_musica2)
}
Previous Room: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para voltar à room anterior.
Código:
- Código:
room_goto_previous()
Exemplo:
- Código:
if room = rm_final and lives = 9
{
room_goto_previous()
}
Next Room: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para ir à room seguinte.
Código:
- Código:
room_goto_next()
Exemplo:
- Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
room_goto_next()
}
Restart Room: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para reiniciar a room.
Código:
- Código:
room_restart()
Exemplo: (Evento: Collision with: obj_inimigo)
- Código:
room_restart()
Different Room: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para ir à uma room determinada.
Código:
- Código:
room_goto(número da room)
Exemplo:
- Código:
if room = rm_gameover
{
room_goto(7)
}
Check Previous: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para checar se há uma room anterior a atual.
Código:
- Código:
if (room_next(nome da room)<>-1)
{
Ações
}
Exemplo:
- Código:
if (room_next(room2)<>-1)
{
room_goto_previous()
}
Check Next: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa função serve para checar se há uma room depois da atual.
Código:
if (room_previous(room)<>-1)
{
Ações
}
Exemplo:
- Código:
if (room_previous(room)<>-1)
{
room_goto_next()
}
Créditos: Primeiramente a mim, por ter feito o tutorial, e ao Isaias, eu peguei as imagens do tutorial dele, estava com preguiça de recortar todos os ícones! x-D
Até o próximo tutorial pessoal!
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