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Aula de mapeamento
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:: RPG Maker XP :: Tutoriais
Página 1 de 1
Aula de mapeamento
Fazer mapas de interiores é bem diferente de fazer mapas exteriores
naturais. A primeira diferença básica, é a ação do homem. O homem não
vê beleza na aleatoriedade. Ele vê beleza nas formas perfeitas,
quadrados, círculos, etc. E é com essas formas perfeitas que iremos
trabalhar o layout de nossas casas, mercados, e outros.
Geralmente,
uma casa simples não deve passar dos 15x20 tiles. Uma casa maior do que
isso geralmente é um exagero desnecessário, embora algumas necessitem
de maior espaço. O layout dela precisa condizer com o formato da casa
no mapa exterior, ou teremos um problema com ausência de realidade aqui.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um
formato de “L”, simples, típico em casas de qualquer cidade. Adicionei
uma pequena elevação ao chão, para separar o hall de entrada do resto
da casa, e usei um número ímpar de tiles na parede da sala(o cômodo do
meio), para acomodar uma lareira exatamente no meio. A cozinha será no
cômodo do esquerda, grande, e tamém acomodará a mesa de jantar. O
quarto é o pequeno cômodo à direita, próximo à sala.
Agora
podemos começar o detalhamento. Lembre-se de fazer uma casa
aconchegante. Há pessoas morando aí! Pense nas necessidades que as
pessoas têm, quando estão em casa. Vou começar pelo quarto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fácil
e rápido. Há pouco espaço, então coloquei apenas o fundamental: Uma
cama, e um abajur logo abaixo... O Essencial seria um pequeno, ao lado
da cama, mas o tileset não ns fornece um desse tipo, então temos que
nos apegar ao grande, mesmo... Um armário, para guardar as roupas, e um
espelho... Dá para notar que este é um quarto feminino, ou seja, que
mora uma mulher aí. Para ocupar o pequeno espaço vazio que ficara no
meio, coloquei um tapete, e uma mesa, onde ela pode colocar a sua
bíblia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora, decidi fazer a cozinha, por nenhuma razão
especial. Vamos começar. É uma cozinha para apenas uma pessoa, então a
mesa de jantar não deve ocupar um espaço muito grande.
Certo,
a cozinha demorou um pouco mais... Primeiro de tudo, o tileset que eu
escolhi tem um péssimo defeito: Ele não tem muitos tiles úteis para a
cozinha. Para resolver o problema, abri o tileset de interior de uma
casa na floresta, usando o MS Paint, e copiei o balcão da cozinha, para
o nosso tileset. Você pode ver que a cozinha é separada em duas partes,
utilizando-se a mesa, servindo aí de balcão. Como não há despensa,
aproveitei o balcão para “guardar” algumas bebidas... Você deve ter
notado que também fiz o hall da frente... Decidi que ele deveria ser
bonito, como um “convite” para que visitas entrem na casa. Para isso,
usei outra bíblia, duas bolas de cristal, e algumas plantas. Não há
muitos tiles bons para se fazer uma mesa de jantar, e eu confeddo que
esta não parece grande coisa... mas um bom aspecto nela é que ela ocupa
espaço, sem deixar o mapa “superpopuloso” de objetos. Lembre-se: Nunca
deixar grandes espaços vazios na casa. Isso não fica bem.
Agora, vamos à sala. Um cômodo relativamente fácil, já que a maioria dos tiles foi feito especialmente para ele.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como
você pode ver, não coloquei muitas coisas. Apenas um sofá, com uma
escrivaninha logo ao lado(Como a casa é de uma pessoa só, a sala também
pode servir de escritório). Para que não fique um enorme espaço vazio
na sala, adicionei um piano, logo à frente da lareira. Assim uma pessoa
pode se aquecer, enquanto aprecia o som de uma bela melodia... note os
pisos de pedra, na cozinha, e à frente da lareira. É de conhecimento
geral que madeira queima, e, no caso da sala, o carpete também. Então,
não deve-se colocar pisos de madeira, e carpetes perto de fogões e
lareiras, pare evitar incêndios. Também escolhi o chão de pedra na
cozinha inteira, porquê é bem mais fácil de limpar.
Por fim, mas não menos importante, só nos resta adicionar “vida” ao mapa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][img]
naturais. A primeira diferença básica, é a ação do homem. O homem não
vê beleza na aleatoriedade. Ele vê beleza nas formas perfeitas,
quadrados, círculos, etc. E é com essas formas perfeitas que iremos
trabalhar o layout de nossas casas, mercados, e outros.
Geralmente,
uma casa simples não deve passar dos 15x20 tiles. Uma casa maior do que
isso geralmente é um exagero desnecessário, embora algumas necessitem
de maior espaço. O layout dela precisa condizer com o formato da casa
no mapa exterior, ou teremos um problema com ausência de realidade aqui.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um
formato de “L”, simples, típico em casas de qualquer cidade. Adicionei
uma pequena elevação ao chão, para separar o hall de entrada do resto
da casa, e usei um número ímpar de tiles na parede da sala(o cômodo do
meio), para acomodar uma lareira exatamente no meio. A cozinha será no
cômodo do esquerda, grande, e tamém acomodará a mesa de jantar. O
quarto é o pequeno cômodo à direita, próximo à sala.
Agora
podemos começar o detalhamento. Lembre-se de fazer uma casa
aconchegante. Há pessoas morando aí! Pense nas necessidades que as
pessoas têm, quando estão em casa. Vou começar pelo quarto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fácil
e rápido. Há pouco espaço, então coloquei apenas o fundamental: Uma
cama, e um abajur logo abaixo... O Essencial seria um pequeno, ao lado
da cama, mas o tileset não ns fornece um desse tipo, então temos que
nos apegar ao grande, mesmo... Um armário, para guardar as roupas, e um
espelho... Dá para notar que este é um quarto feminino, ou seja, que
mora uma mulher aí. Para ocupar o pequeno espaço vazio que ficara no
meio, coloquei um tapete, e uma mesa, onde ela pode colocar a sua
bíblia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora, decidi fazer a cozinha, por nenhuma razão
especial. Vamos começar. É uma cozinha para apenas uma pessoa, então a
mesa de jantar não deve ocupar um espaço muito grande.
Certo,
a cozinha demorou um pouco mais... Primeiro de tudo, o tileset que eu
escolhi tem um péssimo defeito: Ele não tem muitos tiles úteis para a
cozinha. Para resolver o problema, abri o tileset de interior de uma
casa na floresta, usando o MS Paint, e copiei o balcão da cozinha, para
o nosso tileset. Você pode ver que a cozinha é separada em duas partes,
utilizando-se a mesa, servindo aí de balcão. Como não há despensa,
aproveitei o balcão para “guardar” algumas bebidas... Você deve ter
notado que também fiz o hall da frente... Decidi que ele deveria ser
bonito, como um “convite” para que visitas entrem na casa. Para isso,
usei outra bíblia, duas bolas de cristal, e algumas plantas. Não há
muitos tiles bons para se fazer uma mesa de jantar, e eu confeddo que
esta não parece grande coisa... mas um bom aspecto nela é que ela ocupa
espaço, sem deixar o mapa “superpopuloso” de objetos. Lembre-se: Nunca
deixar grandes espaços vazios na casa. Isso não fica bem.
Agora, vamos à sala. Um cômodo relativamente fácil, já que a maioria dos tiles foi feito especialmente para ele.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como
você pode ver, não coloquei muitas coisas. Apenas um sofá, com uma
escrivaninha logo ao lado(Como a casa é de uma pessoa só, a sala também
pode servir de escritório). Para que não fique um enorme espaço vazio
na sala, adicionei um piano, logo à frente da lareira. Assim uma pessoa
pode se aquecer, enquanto aprecia o som de uma bela melodia... note os
pisos de pedra, na cozinha, e à frente da lareira. É de conhecimento
geral que madeira queima, e, no caso da sala, o carpete também. Então,
não deve-se colocar pisos de madeira, e carpetes perto de fogões e
lareiras, pare evitar incêndios. Também escolhi o chão de pedra na
cozinha inteira, porquê é bem mais fácil de limpar.
Por fim, mas não menos importante, só nos resta adicionar “vida” ao mapa:
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Tadim- Novato
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Re: Aula de mapeamento
Tadim, gostei da aula =D muito bem, continue assim!
andre masterx- Administrador
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